top of page

Você sabe a diferença entre brinquedo pedagógico e brinquedo educativo?



1. Brinquedos Educativos

Estimulando as habilidades por meio de brincar. Os brinquedos educativos são aqueles que permitem que as crianças explorem as possibilidades, de forma livre e com poucas regras. Estimulando, assim, habilidades como raciocínio, coordenação motora e noção de cores, sons e formas.

Alguns exemplos de brinquedos educativos são os blocos de encaixe, chocalhos, instrumentos musicais e jogos como quebra-cabeça. Em todos os casos, embora a presença de um adulto seja algo benéfico, não se faz necessário, ficando como algo opcional a presença do adulto ou não em meio as brincadeiras.



2. Brinquedos Pedagógicos

Reforçando os conteúdos por meio de brincar. Diferente do brinquedo educativo, o pedagógico necessita da presença de um adulto, sendo muito utilizado em sala de aula. Os brinquedos pedagógicos tendem a ser jogos com regras claras, demandando explicações e orientações para que os pequenos possam brincar e interagir.

Alguns exemplos de brinquedos pedagógicos são jogos como dominó, jogo da memória, material dourado e jogos com letras e números.


Agora que você sabe a diferença vai ficar mais fácil de escolher o brinquedo certo para o seu filho (a).

380 visualizações0 comentário
bottom of page